
Nayana Torres
​
Mestra em Educação Musical pela UNIRIO, é diretora e idealizadora dos grupos Subversos, Coro de Corpo, Coral da Tarde e Coral Pedra da Urca.
Em sala de aula, projetos, cursos e oficinas, trabalhou com percussão corporal em todas as faixas etárias, desenvolvendo técnicas e didáticas específicas para sua aplicação em cada fase. Além de fundar o Coro de Corpo, único coral independente que se dedica à mistura de arranjos vocais e percussão corporal no Rio de Janeiro.
Entre prêmios e festivais internacionais, como diretora e coralista, destacam-se: “Brasil Vocal” (CCBB), “A Cappella” (Rede Globo), “Prêmio da Música Brasileira 2018”, Polyfollia, (Saint-Lô/França), 9° Symposium on Choral Music (Patagônia/Argentina) e Asunción a Voces, (Paraguai).

VOZES ABERTAS
​​
​
O projeto Vozes Abertas é uma iniciativa que, por meio de dinâmicas de plateia, percussão corporal, regência criativa e repertório popular, converte o próprio espectador em intérprete. Idealizado pelas regentes Nayana Torres e Lulu Antunes, a abordagem busca valorizar o repertório da cultura de tradição oral brasileira e da MPB, priorizando composições de mulheres, pessoas negras e pessoas da comunidade LGBTQIAPN+. Inspirado por abordagens contemporâneas de condução de grupos como Música do Círculo, Circlesong e Soundpainting, o projeto também se fundamenta em práticas de projetos e músicos conhecidos por seus trabalhos com grandes plateias, como Koolulam, Jacob Collier e Villa-Lobos. Incorpora ainda práticas contemporâneas que utilizam jogos para estimular o improviso e a criatividade, destacando-se a influência de Fernando Barba, Stênio Mendes, Bobby McFerrin, Shafer e Koellreutter.
OFICINA LIVRE DE PERCUSSÃO CORPORAL
​​
​​
Por meio de jogos, brincadeiras e dinâmicas, esta oficina pretende explorar o vasto e desconhecido universo da percussão corporal. Os alunos aprofundam seus conhecimentos práticos da música através de improvisos, pesquisa dos sons corporais, exercícios criativos, exercícios de coordenação e exploração dos ritmos brasileiros.
​
Máximo de 30 alunos.
​​
​​
​​
OFICINA DE PERCUSSÃO CORPORAL PARA CORAL
​​
​​
Além de desenvolver corpo e ritmo, a percussão corporal pode ser um ótimo elemento artístico para corais e grupos vocais. Os coralistas aprofundam seus conhecimentos práticos da música através de improvisos, pesquisa dos sons corporais, exercícios criativos, exercícios de coordenação e exploração dos ritmos brasileiros. Além disso, durante a oficina, o coro também pode apresentar algumas canções de seu repertório para fazer a integração aos conteúdos do curso.
​
​
​
OFICINA DE PERCUSSÃO CORPORAL COM SUBVERSOS
​
​
A oficina é realizada com o auxílio dos cantores do grupo, que no decorrer dos jogos apoiam os alunos, dão exemplos, cantam junto e fazem pequenas apresentações musicais. A oficina pretende explorar o vasto e desconhecido universo da percussão corporal. Os alunos aprofundam seus conhecimentos práticos da música através de improvisos, pesquisa dos sons corporais, exercícios criativos, exercícios de coordenação e exploração dos ritmos brasileiros.
​
Máximo de 40 alunos.
​
​
​
OFICINA DE PERCUSSÃO CORPORAL PARA PROFESSORES E REGENTES DE COROS
​
​
A oficina aqui apresentada pretende não só oferecer um material de atividades rítmicas, mas também possibilitar um entendimento significativo sobre a realidade em sala de aula e no coro. Cada atividade apresentada será acompanhada de informações práticas, como faixa etária, objetivos, desempenho, possibilidades de desdobramentos, ou quaisquer referências que possam levar o educador a um entendimento mais aprofundado, favorecendo a criação de novos exercícios e uma atuação docente mais autônoma e producente. Os regentes de coros poderão utilizar o conteúdo da oficina para somar às suas competências e habilidades e enriquecer seu produto artístico. Além disso, terão em mãos um recurso novo e atraente para instigar os coralistas e favorecer a performance em apresentações.
​
Máximo de 30 alunos.
​
​
​
SHOW-OFICINA DE PERCUSSÃO CORPORAL COM SUBVERSOS
​
​
Neste formato, o grupo apresenta seu show de percussão corporal alternando as músicas com brincadeiras. A plateia permanece em seu lugar, mas pode se voluntariar para participar de algumas brincadeiras propostas pela diretora Nayana Torres. Um espetáculo interativo que passeia pelos ritmos brasileiros.
​
Para pequenas ou grandes plateias.
​​
​​
​​
INTEGRAR E CONECTAR​
​​​
Nayana combina de maneira única a integração, interação e conexão, criando um ambiente onde os participantes se sentem inspirados e motivados.
Esta atividade é ideal para empresas que buscam fortalecer a coesão de suas equipes, melhorar a comunicação interna e promover um ambiente de trabalho mais colaborativo e harmonioso. A experiência musical oferecida por Nayana é uma oportunidade única de crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional para todos os envolvidos.
​​
​​
​​
​
​
​