
Nayana Torres
Mestra em Educação Musical pela UNIRIO, é diretora e idealizadora dos grupos Subversos, Coro de Corpo, Coral da Tarde e Coral Pedra da Urca.
Em sala de aula, projetos, cursos e oficinas, trabalhou com percussão corporal em todas as faixas etárias, desenvolvendo técnicas e didáticas específicas para sua aplicação em cada fase. Além de fundar o Coro de Corpo, único coral independente que se dedica à mistura de arranjos vocais e percussão corporal no Rio de Janeiro.
Entre prêmios e festivais internacionais, como diretora e coralista, destacam-se: “Brasil Vocal” (CCBB), “A Cappella” (Rede Globo), “Prêmio da Música Brasileira 2018”, Polyfollia, (Saint-Lô/França), 9° Symposium on Choral Music (Patagônia/Argentina) e Asunción a Voces, (Paraguai).

VOZES ABERTAS
O projeto Vozes Abertas é uma iniciativa que, por meio de dinâmicas de plateia, percussão corporal, regência criativa e repertório popular, converte o próprio espectador em intérprete. Idealizado pelas regentes Nayana Torres e Lulu Antunes, a abordagem busca valorizar o repertório da cultura de tradição oral brasileira e da MPB, priorizando composições de mulheres, pessoas negras e pessoas da comunidade LGBTQIAPN+. Inspirado por abordagens contemporâneas de condução de grupos como Música do Círculo, Circlesong e Soundpainting, o projeto também se fundamenta em práticas de projetos e músicos conhecidos por seus trabalhos com grandes plateias, como Koolulam, Jacob Collier e Villa-Lobos. Incorpora ainda práticas contemporâneas que utilizam jogos para estimular o improviso e a criatividade, destacando-se a influência de Fernando Barba, Stênio Mendes, Bobby McFerrin, Shafer e Koellreutter.
OFICINA LIVRE DE PERCUSSÃO CORPORAL
Por meio de jogos, brincadeiras e dinâmicas, esta oficina pretende explorar o vasto e desconhecido universo da percussão corporal. Os alunos aprofundam seus conhecimentos práticos da música através de improvisos, pesquisa dos sons corporais, exercícios criativos, exercícios de coordenação e exploração dos ritmos brasileiros.
Máximo de 30 alunos.
OFICINA DE PERCUSSÃO CORPORAL PARA CORAL
Além de desenvolver corpo e ritmo, a percussão corporal pode ser um ótimo elemento artístico para corais e grupos vocais. Os coralistas aprofundam seus conhecimentos práticos da música através de improvisos, pesquisa dos sons corporais, exercícios criativos, exercícios de coordenação e exploração dos ritmos brasileiros. Além disso, durante a oficina, o coro também pode apresentar algumas canções de seu repertório para fazer a integração aos conteúdos do curso.
OFICINA DE PERCUSSÃO CORPORAL COM SUBVERSOS
A oficina é realizada com o auxílio dos cantores do grupo, que no decorrer dos jogos apoiam os alunos, dão exemplos, cantam junto e fazem pequenas apresentações musicais. A oficina pretende explorar o vasto e desconhecido universo da percussão corporal. Os alunos aprofundam seus conhecimentos práticos da música através de improvisos, pesquisa dos sons corporais, exercícios criativos, exercícios de coordenação e exploração dos ritmos brasileiros.
Máximo de 40 alunos.
OFICINA DE PERCUSSÃO CORPORAL PARA PROFESSORES E REGENTES DE COROS
A oficina aqui apresentada pretende não só oferecer um material de atividades rítmicas, mas também possibilitar um entendimento significativo sobre a realidade em sala de aula e no coro. Cada atividade apresentada será acompanhada de informações práticas, como faixa etária, objetivos, desempenho, possibilidades de desdobramentos, ou quaisquer referências que possam levar o educador a um entendimento mais aprofundado, favorecendo a criação de novos exercícios e uma atuação docente mais autônoma e producente. Os regentes de coros poderão utilizar o conteúdo da oficina para somar às suas competências e habilidades e enriquecer seu produto artístico. Além disso, terão em mãos um recurso novo e atraente para instigar os coralistas e favorecer a performance em apresentações.
Máximo de 30 alunos.
SHOW-OFICINA DE PERCUSSÃO CORPORAL COM SUBVERSOS
Neste formato, o grupo apresenta seu show de percussão corporal alternando as músicas com brincadeiras. A plateia permanece em seu lugar, mas pode se voluntariar para participar de algumas brincadeiras propostas pela diretora Nayana Torres. Um espetáculo interativo que passeia pelos ritmos brasileiros.
Para pequenas ou grandes plateias.
INTEGRAR E CONECTAR
Nayana combina de maneira única a integração, interação e conexão, criando um ambiente onde os participantes se sentem inspirados e motivados.
Esta atividade é ideal para empresas que buscam fortalecer a coesão de suas equipes, melhorar a comunicação interna e promover um ambiente de trabalho mais colaborativo e harmonioso. A experiência musical oferecida por Nayana é uma oportunidade única de crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional para todos os envolvidos.